segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Insônia


É de madrugada que a janela abre, e como não posso resistir, por estar cansado do computador, vou em direção à ela para poder observar. Eu moro em um prédio antigo, desses da década de 60, com janelões e revestimento de ladrilho. Da janela do meu quarto eu posso ver claramente a entrada do pronto-socorro. Parei de fumar, mas alguns hábito não mudam, e fazer serão com trabalho acumulado é um deles. Sem cigarro, me diverte as bobeiras da internet enquanto me absorvo em generosas doses de café. Ouvi um ruido, tirei o fone de ouvido e me detive a olhar. As portas da ambulância abriram para sair um corpo magro, pequeno, e não qurendo muito acreditar, sem vida. Uma senhora muito idosa, vestindo um casaco de lã que provavelmente ela mesmo fez, carregada pelos braços resignados do paramédico. Não demorou muito, um outro carro aproximou-se, era do asilo. Sozinha, pensei comigo, estava sozinha no quarto, e após assistir um pouquinho do desfile de carnaval pela tv, sozinha, adormeceu. E nem eu, nem ela, sabemos se vai ter amanhã, para ver o sol nascer, reinar sobre as pessoas que caminham pela manhã, compram pães, dormem até mais tarde, brincam em blocos de fantasias. Posso e quero estar enganado, mas a unica companhia que esta senhora teve nesse momento de prova, foi meu olhar consternado.
Acho melhor trocar de quarto...

P.G.Sarges

4 comentários:

  1. Esse texto me fez lembrar de algumas vezes que viajo de carro e olho as paisagens, campos desertos, casas fechadas, às vezes abandonadas e sinto uma sensação parecida: quem mais observou aquilo, além de mim? Ótimo texto, mexeu um pouquinho aqui dentro. =)

    ResponderExcluir
  2. É incrível como vc consegue retratar certos detalhes fáceis de serem percebidos. É exatamente isso que me encanta em seus textos! Por isso, os adoro!!! ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. É lindo Paulo, o jeito com que retrata o que vê. Principalmente a mensagem que passa, de lucidez. O que teremos, seremos, e viveremos amanhã? Será que ele chega? beijo

    ResponderExcluir
  4. Tuas escritas tem a magica de envolver,
    como se fosse-mos nos que estivesse-mos
    ali, naquele momento, nos faz sentir todo
    sentimento que queres passar.


    belo, belo.

    paz e luz^^


    ...

    ResponderExcluir